domingo, 28 de agosto de 2011

PANTANAL E BONITO EM MATO GROSSO DO SUL

Saímos de Santa Helena na terça-feira dia 16 de agosto por volta das 13:30h, depois de sair da manicure e cabeleireira.
Nossos amigos, Osmar e Marlí, residentes em Santa Helena já partiram, pois tinham que passar em casa de parentes em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul.
Ficamos de nos encontrarmos na localidade de Águas de Miranda, na quarta.
Percorremos uns 700Km e chegamos no ponto de encontro (onde a TIM não pega), numa pequena fábrica de gelo uns poucos metros da beira do tão famoso Rio Miranda. Eles já haviam chegado e nos aguardavam.
A única intenção de irmos para lá era a Pescaria, e é sobre pescaria que vou falar, o que tem o Rio Miranda? Peixes e mais Peixes. Um verdadeiro turismo voltado para a pesca. Melhor período do ano para pescar? Setembro e Outubro quando as águas estão quentes. A Pesca fica proibida de Novembro a Fevereiro. Até as sacolas plásticas de padarias e mercantil vem escritas assim =

TABELA DE MEDIDAS MÍNIMAS PARA CAPTURA DE PESCADOS

Tipo de Peixe                                                                           Medidas mínimas
JAÚ                                                                                                                              95cm
PINTADO                                                                                                                    85cm
CACHARA                                                                                                                  80cm
DOURADO                                                                                                                 65cm
BARBADO                                                                                                                 60cm
PACU                                                                                                                          45cm
CURIMBATÁ                                                                                                             38cm
PIAVUÇU                                                                                                                   38cm
PIRAPUTANGA                                                                                                         30m
PATI                                                                                                                            65cm
JURUPOCA                                                                                                                40cm
JURUPENSEN                                                                                                            35cm
ARMADO                                                                                                                   35cm
CORVINA                                                                                                                  30cm
PIAU VERDADEIRO                                                                                                30cm
PIAPARA                                                                                                                   30cm

Nas sacolas ainda consta a foto dos peixes, é obrigatório ao sair para pescar levar uma medida em cm para medir o peixe pescado, pois se for fora da medida deve-se devolver o peixe ao rio, sob pena da policia ambiental que circula de lancha pelo rio, abordar a embarcação , multar e punir com a tomada da carteirinha que da direito a pesca aos condutores do barcos. Mesmo depois da pesca ao regressarmos poderíamos ser abordados pela policia para fiscalizar nossos carros, pois tem um limite de peso para cada pescador e mais um exemplar que vc tem direito de levar.

Adoramos as pescarias, que não é muito barata, fica em torno de 270 a 370 reais por pescaria por casal dia. Precisamos pagar o barco, o motor, o condutor, o combustível, e as iscas ( bolinhas de farinha de trigo misturada com farinha de peixe, levar mini caranguejos VIVOS, uma dúzia custava R$15,00 e milho azedo, cozido em uma água com açúcar e deixar azedar). Ainda bem que levamos bastante chumbinho e anzóis próprios para a pesca.

Osmar e Marlí, também fanáticos por pescaria, tiveram mais sorte que nós, fizeram 3 pescarias com embarcações, só fizemos uma. Também fomos conhecer o pesqueiro Arizona, muito conhecido na região, o que é um PESQUEIRO? uma propriedade de muitos hectares, onde corre um bom trecho do Rio Miranda, ao largo do rio fica entulhado de pessoas pescando, contei diversas vezes 3 varas de pesca para um só pescador, incrível mais é verdade. Num pesqueiro grande existe uma grande área tipo camping, com muitos carros parados e muitas barracas, onde é possível ver nas fotos que vou postar.

Pescaria no Pesceiro Arizona

Passamos 7 dias pescando, ou melhor somente 4 dias porque o restante foi de muito muito muito frio, cheguei a vestir 3 blusas e um casaco com 2 calças, comparamos o frio de lá  ao de São Lourenço-MG.

Osmar se realizou pois pegou 1 dourado, a maior parte dos peixes que pescamos foi Piau e Pacu, que pesam entre 2,5g - 3,5Kg.
Fomos muito bem recebidos nesta localidade pelo casal Sandra e Milton, que são sócios da fabrica de gelo, e tudo foi muito bom mesmo, partimos na quarta cedinho para a cidade de Bonito.

BONITO , um capítulo a parte, mais bonito que Fernando de Noronha no quesito água X peixe. Muito mais bonito que Maragogi, é tudo que falam nos cadernos de turismo, ou na TV, etc, não exageram, é tudo que falam e mais um pouco, foi muito penoso ficarmos somente um dia e meio.
Ficamos no Camping do Rio Formoso, vizinho ao balneário municipal (um dos pontos de atração da cidade). O Rio Formoso, de águas azuladas e extremamente transparentes, onde é possível ver e tomar banho com as espécies de peixes existentes, inclusive o tão falado Dourado, fizemos alguns vídeos e fotos que serão postadas quando a TIM PERMITIR !! Não tomamos banhos porque a água estava um gelo nessa época.

Vimos revoadas de papagaios, vimos aráras, tucanos, filhote de jacaré, vários tipos de aves, etc. Vimos tanto no Rio Miranda quanto em Bonito no balneário.

PS: Cidinha essas imagens é para vc e seu marido Valverde. São lindas mas é preciso ver ao vivo mesmo. Me mande seu e-mail ! abraços de Marcia e Moreira (e não Murilo!)

Araras Vermelhas

Uma boa amizade nascendo !

GRANDES PESCADORES ( Moreira, Marcia, Sandra, Milton, Marlí e Osmar), neste dia fomos todos pescar no Pesqueiro Arizona que ficava a uns 2km da fábrica de gelo onde estavamos instalados, colocamos tudo neste carrinho de mão inclusive a boia (almoço) e mozinho ainda deu algumas viagens levando algumas coisas, passamos a manhã e a tarde pescando.

ARARAS AZUIS

Piriquitos estrela

Tamanduá Mirim

Siriema

Filhote de Jacaré

por enquanto só deu para colocar essas fotos, amanhã vou tentar colocar mais.

1. Olá, estamos felizes por termos vcs de volta com comentários e fotos maravilhosas.Aqui nós viajamos um pouquito, fomos p/Pirassununga comprar um "banheiro" pois eu havia quebrado a lavanca da descarga,, daí durmimos no pátio da Motor Treiler, no outro dia fomos à Cachoeira de Emas, lugar recomendado pois tem vária quedas de agua do rio Mogi Guaçu, mas o bonito mesmo é ir na época da Piracema pois a gente assiste um espetáculo maravilhoso com a subida dos peixes pelas escadas da usina, já foi filmado pela EPTV e ganhou premio esta reportagem nos anos atráz., de lá seguimos para Lindóia e depois p/Àguas de Lindóia onde tem a s termas, cidade muito bonita com predios novos tem um morro com o Cristo com uma altitude de 1.200metros onde estacionamos fizemos almoço e passamos quase uma tarde toda.Depois fomos para Serra Negra cidade das águas tbem.Como estávamos proximo fomos à Monte Sião-MG, cidade capital das malhas de tricô, coisas lindíssima, e baratíssima, fiquei estarrecida coisas que aqui custa +- R$150,00 lá com desconto de verão custa R$30,00(sobretudo)pena que era domingo e as lojas estavam fechadas, `somente as michurucas uma 2 estão abertas.Voltamos quarta passando por Itapira boa cidade, Mogi Mirim melhor ainda e chegando fomos p/São João da Boa Vista e depois até Águas da Prata cidade termática,pena que o balneário está fechado segundo me disseram há mais de 15 anos, cidade pequenina sem nada tem muitos quiosques e macaquinhos e uma suntuosa igreja católica, erguida no alto do morro muito imponente estilo portuguesa muito bonita, como não tenho 3G não levo o NOT, então chego curiosa p/ver as novidades.Chegamos ontem 31/08/11 à tarde e com chuva graças a Deus.Obrigada pela intenção das fotos, conheço o Pantanal, pois tinha um rancho as margens do Rio Aquidaúna, ainda este ano fomos lá em maio, pois vendi para meu cunhado por isso posso usufruir daquela imensa beleza que Deus nós dá.Meu sobrinho estuda na fundação Bradesco em Bodoquena.Do rancho a Bonito são 200km a gente sempre ia, e eu digo para as pessoas que Bonito não é bonito mas MARAVILHOSO, lá no rancho a gente pesca muito, teve um anos que nós precisamos parar de pescar pois não tinha mais lugar para trazer os peixes,tem araras azuis, vermelhas,etc..
    Bem falei muito,continuem viajando e que Deus os proteja sempre, fotos maravilhosas que vcs. tiraram,
    Até mais, bjs.
    Cidinha/Valverde

2. Em tempo,,desculpe chamar seu marido de Murilo prometo não errar mais..Meu E-mail é oliveiracida2004@yahoo.com.br
    Até....
    Cidinha/Ribeirão Preto-SP

3. Oi Pessoal!
    Nossa, fiquei até emocianada com tanta beleza na tarureza e dos animais, tudo muito lindo mesmo, imagino a paz imensa que deve trazer.

Fico muito feliz por vcs!
    As fotos estão cada vez mais lindas, aposto que estão realizados de tanto pescar.. hahaa

Bj!

Marcela

Deixe aqui seu comentário. Agradeçemos a sua visita.