domingo, 12 de junho de 2011

CABRAL, O Viajante do Rei e As Origens do Brasil.

CORÔA VERMELHA no Município de Cabrália , é uma praia que fica a 15 Km a norte de nosso Camping, onde Pedro Alvares Cabral disse a célebre frase "TERRA A VISTA" e aconteceu a Primeira Missa no Brasil a céu aberto, e também onde a Tribo Indígina dos Patachos habitam e fabricam artesanatos para o turista.
Quando lá cheguei, não estava preparada para ver tamanho comércio. Uma rua (calçadão de mais ou menos 1Km) que sai da pista asfaltada da beira mar até o mar, cheinha de lojinhas de um lado e do outro com diferentes produtos, confeccionados por eles. No fim desta rua já na areia da praia se avista 2 Cruzes, uma grande de metal e uma outra menor de madeira (nenhuma das duas é a original), a de metal foi o ex- Presidente Fernando Henrique Cardoso, que no ano de 2002 em comemoração aos 500 anos do Brasil veio pessoalmente inaugurar essa nova Cruz aqui e mandou fazer um pequeno shopping de lojas (hoje inacabada e entregue as baratas) para abrigar os artesanatos indígenas. A Cruz original foi levada para Portugal para aumentar por lá o acervo.
Bom, os índios não gostaram nem da Cruz nem do shopping, continuam em suas lojinhas e colocaram uma Cruz simples de madeira fincada na areia.
Vejam a foto (de péssima qualidade) onde aparecem as duas cruzes, uma outra foto das lojinhas no calçadão , uma foto da mais nova índia patachó (rsrsrsss ..!!)


   
   MONUMENTO A EPÓPEIA DO DESCOBRIMENTO DO BRASIL, fica somente a uns 2Km ao sul do Camping Mundaí, lá a visitação é feita com um monitor que te leva a conhecer mais um pouco da "história verdadeira" do descobrimento do Brasil.
Duarte Pacheco Pereira, Português, no ano de 1498 aportou nas terras que hoje ficam os Estados do Maranhão e Pará, mas devido o Tratado de Tordesilhas com a Espanha, não pode ser divulgado seu nome.
No ano de 1500 partiu Pedro Álvares Cabral, da Torre de Belém (Monumento que fica a beira do Rio Tejo) em Portugal em direção as Índias.
Pedro Álvares Cabral, foi um fidalgo, comandante militar, navegador e explorador português na maioria das vezes creditado como o descobridor do Brasil. Cabral realizou a primeira exploração significativa da costa nordeste da América do Sul, reivindicando-a para Portugal. Embora os detalhes da vida de Cabral sejam esparsos, sabe-se que veio de uma família nobre de grandeza secundária e recebeu uma boa educação formal. Foi nomeado para chefiar uma expedição à Índia em 1500, seguindo a rota recém-inaugurada por Vasco da Gama, contornando a África. O objetivo deste empreendimento era retornar com especiarias valiosas e estabelecer relações comerciais na Índia — contornando o monopólio sobre o comércio de especiarias, então nas mãos de comerciantes árabes, turcos e italianos.

Sua frota de 13 navios afastou-se bastante da costa africana no Oceano Atlântico, talvez intencionalmente, desembarcando no que ele inicialmente achou tratar-se de uma grande ilha (posteriormente chamada de Ilha de Vera Cruz). Como o novo território se encontrava dentro do hemisfério português de acordo com o Tratado de Tordesilhas, Cabral reivindicou-o para a Coroa Portuguesa. Explorou o litoral e percebeu que a grande massa de terra era provavelmente um continente, despachando em seguida um navio para notificar o rei Manuel I da descoberta das terras. Havia desembarcado na América do Sul, e as terras que havia reivindicado para Portugal mais tarde constituiriam o Brasil. A frota reabasteceu-se e continuou rumo ao leste, com a finalidade de retomar a viagem rumo à Índia.
Vejam no Mapa a rota de Cabral. Dizem que ele retornou somente com 5 embarcações.


   Nessa visitação a Epopéia do Descobrimento, visita-se também uma réplica do navio que Cabral viajou, onde abrigavam-se os escravos, onde eles faziam suas necessidades fisiológicas, onde ficava a cozinha, etc.
    CENTRO HISTÓRICO DE PORTO SEGURO
   A última visita nossa pela história do Brasil, foi ao Centro Histórico de Porto Seguro, que fica na saída da cidade, e lá a visitação é feita com guia, porque a história é contada a céu aberto, passando-se por casas antigas com eira e beira, só com beira e sem eira nem beira. Olhem a foto abaixo.

       Essas casas construídas pelos Portugueses, todas tombadas, mostram na realidade que o rico possuía casa com eira e beira, o mais modesto com eira mas sem beira, e o mais humilde sem eira nem beira como é a música do Gilberto Gil.
       Essas casas são residências hoje, uma das casas do Centro histórico pertence ao Cantor e ex-Ministro da Cultura Gilberto Gil. Outras já foram compradas por gringo, mas todas são habitadas. Não devemos nos iludir com as fachadas simples destas casas, diz o guia, elas por dentro é um luxo só.
       É aqui no Centro Histórico que a gente encontra a primeira e segunda Igreja construída no Brasil, e por consequência a Igreja onde ocorreu a primeira missa.



    Nesta foto por trás da gente está uma pedra em mármore carraro, que é o símbolo do Descobrimento do Brasil, e o mar fica a nossa frente.
    Também por trás de nós está a segunda Igreja construída, Igreja da Pena e não Penha, ao lado a Cadeia onde ficavam presos os escravos.
    Pelo menos neste Centro Histórico o comércio de artesanato para o turista existe mas é bem menor, digo isto porque é triste vermos que tudo hoje estar voltado para o bolso do turista.
    Caminhamos mais um pouco e já saímos na outra rua onde termina a visitação (na verdade são somente duas ruas, uma indo e outra vindo).
    Na saída tivemos a sorte de assistirmos uma linda dança de Capoeira. Mostrada no vídeo abaixo.

             

Um comentário:

  1. muito legal esse video da dança!! quero ver vcs fazerem igual.. hahaha , bjs!! Marcela

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Agradeçemos a sua visita.